quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Melhores do Ano - 2014

O ano acabou e, olha, graças a Deus, viu? Se houve um ano chatinho na minha (não mais tão) curta vida, esse ano foi 2014. De passar meu aniversário no cemitério a suportar certas revelações extremamente doloridas, passando aí por crises emocionais e físicas que só uma TPM monstro seria capaz do produzir, tiro como saldo que 2014 já vai tarde. Chega. Acaba logo, pra 2015 vir feliz, contente e só com surpresas boas, porque eu mereço.

Mimimi a parte, se teve algo que fiz e fiz bacana nesse ano foi ler. Isso não se refletiu em conteúdo pro blog pelos motivos citados no parágrafo acima, mas posso garantir que li coisas maravilhosas e consegui compensar pelo fiasco de leitura que foi o ano passado. Vamos aos MELHORES DO ANO EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!! \o\  /o/  \o/ *fogos, papel picado e gritaria. Obrigada.*

Li 59 livros esse ano, o que dá mais de um por semana. Fiquei feliz com a média, mas ressalto que em junho e outubro reli as séries Harry Potter e Percy Jackson inteiras, o que dá 17 releituras. Ou seja, inéditos foram 35, mesma média de 2013.

Vamos à lista, afinal. Sem mais enrolação.

Melhor YA – 


Não consegui decidir entre Eleanor & Park e O Sangue do Olimpo, mas os dois são, sem dúvidas, meus preferidos. O primeiro pelo romance diferente e fofo, além de eu totalmente me identificar com a nerdice do Park. O segundo por ser o desfecho da minha série favorita, depois de Harry Potter. O final – temporário ou não – da saga do Percy é uma despedida agridoce, pois é difícil imaginar não ter que passar o ano esperando outubro chegar pra ter outro PJ pra ler, mas ainda assim é doce e necessária essa despedida, pois certos personagens precisam descansar. Já estou com saudade do Percy, do Leo e do Nico, mas vou superar.


Melhor Romance


Eu li muitos, MUITOS, romances esse ano. A maioria deles eram Romances Históricos, daqueles que se passam por volta dos séculos XVIII ou XIX e adorei o gênero. Nessa leva, conheci a Julia Quinn, de quem já havia ouvido falar, mas nunca tinha lido nada e me encantei com a escrita dela. As histórias são super simples, mas os personagens são cativantes e a sua descrição de época é muito bacana. Recomendo muito pra quem curte o gênero.

Destes, o melhor foi Os Segredos de Colin Bridgerton, que traz a história de Penelope, que passa a vida apaixonada por Colin e um dia resolve fazer algo a respeito. A evolução é divertida e emocionante. Melhor romance do ano fácil.


Melhor Épico


É o Martin trazendo de volta os nossos personagens favoritos n’As Crônicas de Gelo e Fogo. Dany, Tyrion e Jon reapareceram me deixando agoniada com seus desfechos temporário e ansiando ansiosamente (sim, a redundância é proposital) pelos Ventos do Inverno, que aparentemente não chegarão nunca. George Martin é um velhinho muito cruel.


Melhor Adulto ou Chick Lit


Eu coloquei junto porque não tem livros suficientes nessas categorias pra deixar uma eleição decente (é, variação de gêneros não rolou legal aqui não). Queda de Gigantes faz parte da trilogia O Século, do Ken Follet, que conta a história das três principais guerras do século XX. Esse é o primeiro volume, que fala da 1ª Guerra Mundial e é um livro INSANO. O autor traz um contexto histórico bacana e insere seus personagens na realidade de forma perfeita. Quase acreditei que eles existiam.


Sendo assim, o TOP5 de 2014 é:

(não tem uma ordem certa, ok? Tenho extrema dificuldade pra decidir essas coisas. Trato meus livros como crianças que ficariam arrasadas se eu escolhesse um e deixasse o outro de lado.)

Eleanor & Park
O Sangue do Olimpo
Os Segredos de Colin Bridgerton
A Dança dos Dragões
Queda de Gigantes


Outros destaques:

Melhor personagem do ano:

Nico di Ângelo (O Sangue do Olimpo)
Menções Honrosas: Uhtred(Crônicas Saxônicas),  Reyna (O Sangue do Olimpo).


Pior personagem do ano:

Alasca (Quem é você, Alasca?) – menininha INSUPORTÁVEL.
Menção Honrosa: Kevin (Precisamos Falar Sobre o Kevin) – muito bem desenvolvido, mas um filho da p*ta.


Adolescente mais legal (moça):

Hermione (Harry Potter) – Ah, Karol, mas é releitura! É, eu sei. Mas Hermione é Hermione. Não há competição aqui.
Menções Honrosas: Eleanor (Eleanor & Park), porque tem um nome legal, um cabelo legal e um gosto bacana; Cinder (Cinder), porque ela é a Cinderela mais legal; e Cress, porque ela é a Rapunzel presa num satélite


Adolescente mais legal (moço):

Percy Jackson – Ah, Karol, mas o Percy ganha todo ano! É verdade, e se ele aparecer na série nova do Rick Riordan estará aqui novamente, mesmo que tenha apenas uma fala. Acostumem-se.
Menções Honrosas: Park (Eleanor & Park), Harry (Lost Boys), Príncipe Kai (Cinder).


Periguetável do ano:

Uhtred – é muita testosterona num homem só.
Menções Honrosas: Todos os Bridgerton. Todos os protagonistas da série “Irresistível”.


Melhor amiga:
Piper (O Sangue do Olimpo)


Fdp do ano:
Rainha Levana (Cinder).


Casal do ano:

Percy e Annabeth (O Sangue do Olimpo)
Eleanor e Park (Eleanor & Park)
Colin e Penélope (Os Segredos de Colin Bridgerton)


E é isso, povo!

Até 2015!

Um comentário:

  1. Adorei a lista, Karol, e concordo: o Uhtred é a própria definição da testosterona hahahaha. Alguns livros como Eleanor e Park estou para ler, pretendo fazer isso o mais breve possível, e já recebi Scarlet, então será uma das primeiras leituras do ano! _o/

    Eu amei Quem É Você Alasca?, foi um livro que veio na hora certa. Não achei a Alasca exatamente insuportável, eu meio que entendi o lado dela, mas sim, ela não era exatamente a pessoa mais madura ever.

    Bom 2015!!! Bjão!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...